Festival Sabiá traz grandes atrações para Pirapora à bordo

do Vapor Benjamim Guimarães
Dedicado ao público e artistas 50+, o festival inova fazendo como palco a embarcação reinaugurada que é patrimônio histórico de Minas Gerais
O Festival Sabiá retorna para sua terceira edição em Pirapora, no sábado, dia 23 de agosto, dedicado à valorização e celebração dos artistas e público com mais de 50 anos. Este ano, o festival acontece no Vapor Benjamim Guimarães, com uma programação gratuita que inclui 6 atrações entre apresentações musicais, teatrais, oficinas e apresentação de uma cena curta. O Benjamim Guimarães foi reinaugurado recentemente após uma restauração e em breve poderá navegar as águas do Rio São Francisco. A embarcação, que estava parada há mais de dez anos por falta de manutenção, passou por uma reforma e agora volta à cena cultural da cidade.

O Festival Sabiá no Vapor é apresentado pela Cemig com os recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da SEJUC – Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura de Pirapora, com a EMUTUR – Empresa Municipal de Turismo de Pirapora e com a Prefeitura de Pirapora. Realização: QueVoa, Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente, e Governo Federal, União e Reconstrução.
O projeto que iniciou-se em 2019, rompe com o falso dilema entre modernidade e envelhecimento, demonstrando que a inovação e a experiência não apenas podem coexistir, mas formar uma síntese poderosa nas expressões artísticas. “Estamos muito animados para essa edição do Festival Sabiá no Vapor. Pirapora é uma cidade que sempre acolheu o Sabiá com muita alegria e participação do público. Poder realizar o festival no Vapor Benjamim Guimarães destaca a riqueza cultural da cidade com a presença de grandes artistas como Paulinho Pedra Azul, a apresentação teatral do Grande Sertão: Veredas, na interpretação do premiado ator carioca Gilson de Barros e das atrações locais: Companhia de Danças Parafolclóricas Zabelê representando a força da cultura popular e da animada banda Pirão de Peixe com Kenia Freedom, fechando a noite em grande estilo. Esse cenário é muito inspirador, priorizar artistas e público 50+, trazendo novas formas de viver o envelhecimento, a arte e a tradição”, afirma Débora Campos, idealizadora do projeto.
Além dos destaques das apresentações musicais e teatrais, o festival oferece ao público, duas oficinas no dia 23 de agosto, a Oficina de Dança de Salão com o professor e coreógrafo Erasmo Passos no Centro de Convenções, de 9h às 11h; e a Oficina de Tingimento de Tecido com mestre em artesanato Delin Brasil no Mercado Municipal de Pirapora, de 9h às 11h.
O Festival Sabiá 2025 foi concebido com atenção especial à acessibilidade e ao conforto do público, garantindo que pessoas de todas as idades possam desfrutar das apresentações. Embora o foco seja a valorização dos artistas 50+, destacando a relevância e a contemporaneidade de suas produções artísticas, o evento é um convite ao diálogo intergeracional.
A cada edição, o festival consolida-se como referência em políticas culturais inclusivas, provando que a arte madura não apenas resiste ao tempo – ela o transcende e o reinventa constantemente.




